Comissão Eleitoral da Adufes lança campanha de recadastramento dos/as aposentados/as

A atualização cadastral é muito simples e pode ser feita por e-mail, telefone ou pessoalmente na sede do sindicato até esta segunda-feira, 19.

Para permitir que o/a professor/a aposentado/a e sindicalizado/a exerça o pleno direito de votar e também de se candidatar ao cargo de Conselheiro, a Comissão Eleitoral da Adufes deu início ao recadastramento desses docentes. É que no sistema informatizado da entidade não consta o Centro em que o/a professor atuava na época da aposentadoria; daí a importância da atualização dos dados.

okaposentado 2“Os/As aposentados/as eram uma categoria pequena dentro da Adufes e só podiam votar na Diretoria Executiva e em urna instalada na sede do sindicato. Isso agora mudou. Todos vão poder participar da composição e escolha desse importante Órgão Consultivo e Deliberativo que é o Conselho de Representantes (CR) da entidade”, esclarece o presidente da Comissão Eleitoral Fábio Dutra.

No entendimento da Comissão Eleitoral, o Art. 10 do Regimento da Adufes (Para consultá-lo, acesse a pasta superior "Quem Somos" no site da Adufes: http://adufes.org.br/) estabelece plenamente essa prerrogativa. O professor Fábio Dutra ressalta que o recadastramento é opcional, porém quem não se recadastrar vai continuar votando apenas para a Diretoria. Para esses/as, haverá urna exclusiva de votação na sede do sindicato, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/São Mateus) e Centro de Ciências Agrárias (CCA/ Alegre).

A atualização cadastral junto ao sindicato é até segunda-feira, 19, e pode ser feita pessoalmente na Secretaria da Adufes, ou por meio de mensagem eletrônica para o O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (a/c Janice Glória) ou pelos telefones da Secretaria Adufes (27) 4009-2717/3235-9294, de 9 às 18 horas. A atualização é simples e rápida: basta o/a sindicalizado/a informar o Centro da Ufes em que se deu a aposentadoria, o Departamento de lotação à época e, se possível, o ano em que parou de dar aula.

okeleio 2“O prazo é improrrogável, pois o número de vagas que caberá a cada Centro na eleição do Conselho depende da atualização do número total de docentes sindicalizados vinculados ao Centro. O professor/a aposentado/a que não realizar esse recadastramento no prazo não poderá se candidatar a Conselheiro/a e poderá votar apenas para a Diretoria”, avisou a Comissão Eleitoral em carta enviada aos/as docentes.

Contribuições. Além do comunicado via Correios, a Comissão também enviou correspondência aos diretores de Centros e de Departamentos da Ufes solicitando contribuição na atualização dos dados. Até mesmo colegas dos/as aposentados/as estão participando com informações, ajudando desta forma no processo eleitoral. Há uma listagem com o nome de todos/as na Secretaria para quem quiser inserir informação do Centro em que o colega se aposentou. 

Inscrição de chapas. Desta forma, todos os/as sindicalizados/as poderão participar indistintamente das eleições da Adufes. O prazo de inscrição para ambas as eleições – Diretoria Executiva e CR da Adufes – vai de 26/10 a 04 de novembro.  “O/A professor/a aposentado/a, devidamente recadastrado, poderá formar chapa titular/suplente com outro colega do mesmo Centro (aposentado ou não) para se candidatar a uma das vagas de representação do Conselho. Neste caso, deverá votar, exclusivamente, no Centro a que estava vinculado, e não mais na Sede da entidade”, orienta a Comissão Eleitoral.

Recadastre-se já e exerça o seu direito de votar e ser votado!

Fonte: Adufes

 

ANDES